Quando o prazer e a afetividade estão inseridos no processo de aprendizagem, a prática de educar torna-se muito mais harmônica e satisfatória tanto para o educando quanto para o educador, efetivando a apropriação do conhecimento de forma eficaz. Partindo desta premissa, o jogo tem papel fundamental neste processo, podendo ser uma ferramenta poderosa para educar, ensinar e promover habilidades, valores e princípios nas mais variadas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante e necessário que todo mediador – seja ele(a) professor(a), cuidador(a) ou os próprios pais – tenha em mãos ferramentas que potencializem sua prática.
Este livro tem o propósito de fomentar nos mediadores a utilização de jogos como prática educativa, fornecendo alguns recursos bem-sucedidos utilizados pelo autor e cem jogos com reflexões para aplicação. A maioria dos jogos foi criada, e outros, adaptados pelo próprio autor do livro com o objetivo de promover o conhecimento de maneira prática e prazerosa às crianças, e ainda de estimular os leitores a desenvolverem sua criatividade e promoverem o conhecimento de forma lúdica e prazerosa.